Wednesday, March 9, 2016

S. Martinho deve ser tratada como centro urbano

A Freguesia de S. Martinho do Bispo “tem que ser vista como um centro urbano, tem que ser tratada como cidade, tem que ser gerida com visão estratégica, de quem tem capacidade técnica e experiência, para que S. Martinho do Bispo possa ultrapassar esta fase difícil da sua crise de crescimento". A conclusão é da Comissão Política Concelhia de Coimbra do Partido Socialista que, neste sábado, visitou a segunda maior freguesia do concelho. Numa visita denominada "Jornadas de Freguesia", os dirigentes socialistas visitaram as instalações da Casa dos Pobres, onde foram recebidos pelo presidente Aníbal Duarte de Almeida. Após uma prologada visita, "foi sublinhada a importância e o apoio que merece de toda a sociedade, esta instituição que se prepara para dar em melhores condições, conforto e tratamento humanizado aos utentes”, em instalações de grande dignidade, assumindo Henrique Fernandes e os socialistas de S. Martinho do Bispo, todo o empenho para apoiar esta instituição da cidade.

A comitiva esteve de seguida no local onde será construído o Centro Sócio-Cultural e Polivalente de S. Martinho do Bispo, cuja adjudicação das obras está para breve. Amável Baptista, dirigente daquela instituição, referiu que o centro terá como valências berçário, creche e apoio domiciliário.
A comitiva encontrou-se ainda no Casal da Bemposta, para aí “constatar o facto de haver locais da freguesia que ainda não são servidos de saneamento básico”.

As jornadas culminaram com uma sessão na Escola EB 1 de S. Martinho do Bispo. Perante as dezenas de participantes, foram debatidas as questões essenciais para o desenvolvimento de uma freguesia como a de S. Martinho do Bispo, com novas realidades urbanas, face à existência dos estabelecimentos de ensino superior e ao aumento de população.
Aproveitando as Jornadas de Freguesia, a Juventude Socialista deu posse à nova líder da estrutura em S. Martinho do Bispo. A nova líder da JS em S. Martinho do Bispo é Inês Marques, estudante do 4º ano de Bioquímica, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. No seu discurso de posse, sentiu-se orgulhosa por liderar uma estrutura que conta com duas centenas e meia de jovens filiados numa freguesia cada vez com mais juventude no seu dia-a-dia, o que existe respostas dos vários poderes, compatíveis com esta nova realidade.